top of page

Pensamento teórico

O objetivo desse curso é oferecer subsídios teóricos para a compreensão da dinâmica psíquica e da atuação na clínica com adolescentes à luz da teoria psicanalítica.

Didática

O conteúdo será explanado com recursos teóricos, casos clínicos e indicações de filmes/séries/livros e demais possibilidades úteis para o atendimento clínico.

 

Materiais Complementares

Serão disponibilizados slides, textos complementares em PDF, além indicação de livros.

O que você vai encontrar por aqui

Ativo 14_3x.png

24 aulas

São mais de 27 horas de conteúdos exclusivos.

 

Material complementar 

Materiais organizados no Google Drive , onde são disponibilizados slides, artigos acadêmicos e indicação de livros complementares.

 

Contato direto com a professora para tirar dúvidas

Contato via e-mail com a professora para tirar dúvidas sobre os conteúdos apresentados.

 

Acesso de 6 meses

Em 6 meses você pode assistir e revisitar os conteúdos quantas vezes quiser no prazo estabelecido.

PSICANÁLISE E A CLÍNICA DA ADOLESCÊNCIA. INTERSECÇÕES POSSÍVEIS.

Módulo 1
Em direção à adolescência: o estabelecimento da adolescência

 

Em direção à adolescência: o estabelecimento da adolescência: Corpo, sexualidade e identidade na adolescência.  O adolescente, seus tempos e seus laços. O adolescente e o Outro: a adolescência diante da queda do nome do Pai. Quando a adolescência se prolonga: existe saída para a adolescência?

Módulo 2
A clínica do “sinthoma” e o sujeito contemporâneo, um adolescente desbussolado?  

 

A bússola da análise deve ser o objeto a, mas o que se falar sobre a bússola dos sujeitos na esfera social? Na contemporaneidade o sujeito parece estar desbussolado, parece faltar um norte, um ponto, um universal que regule o gozo.

Na contemporaneidade estamos experimentando uma mudança em relação ao gozo recalcado, nos tempos de Freud, para o gozo como direito na atualidade. Casos clínicos.

Módulo 3
O adolescente e o laço social 

 

A intervenção do analista frente às demandas indiretas que se colocam na clínica com adolescentes.  Apresentar as vicissitudes do saber para a escolha profissional e as inibições. Discutir a assistência dada ao adolescente pelo analista e pelos professores, enfatizando a posição que cada um toma quando está frente a frente ao sujeito adolescente. Recursos a serem utilizados na clínica.

 

Módulo 4

Clínica com adolescentes na contemporaneidade

 

O conceito dos quatro discursos como laço social (mestre, histérica, analista e universitário). Outro da metáfora paterna, Outro da cultura e Outro sexo.

A adolescência como uma escolha do sujeito, em que o sujeito pode escolher atravessá-la ou não. Na realidade, a única forma de escolher sem ter que vir a pagar um preço depois é a de pagá-lo de saída. Implica em pagar o preço do desligamento dos pais, assumir que só é possível contar com o Outro em nível simbólico.

 

Módulo 5
 Clínica psicanalítica com adolescentes

 

Como compreender o comportamento dos adolescentes?

O que quer dizer ser adolescente? Revisão dos ideais ou questionamento dos semblantes. Uma crise que é disparada pelo que Freud chamou de retorno da moção pulsional. Estruturas clínicas na psicanálise. Normal x patológico. Neurose e psicose na adolescência. Sintomas X estrutura.

Módulo 6
Clínica psicanalítica com adolescentes

 

Uma clínica do ato e da pressa. Interrogar os “fenômenos” do ponto de vista ético – da psicanálise – decididamente ligada à singularidade da realidade psíquica e oposta a toda ideia de norma preestabelecida.

Ética do bem-dizer.

Ato.

Passagens ao ato.

Acting-out.

Cutting.

Depressão.

Suicídio na adolescência.

Mudanças   da   puberdade.

Transtornos   alimentares.

Angústia.

Identificações.

Questões de gênero.

Casos clínicos

PSICANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
 

Módulo 1

A psicanálise da infância e da adolescência

As origens da análise de crianças e adolescentes na psicanálise, condições essenciais do psicoterapeuta de crianças e adolescentes, desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.

 

Módulo 2 

A direção do tratamento na clínica com crianças e adolescentes

A clínica com crianças e adolescentes, entrevistas preliminares, as etapas do processo, o lugar dos pais, o lugar da criança, a comunicação na análise de crianças “Tudo é linguagem, do desenhar ao brincar”.

 

Módulo 3

Intoxicações eletrônicas na infância e na adolescência

A infância e a adolescência e o laço social, psicoterapia da adolescência

ressonância do especular na imagem corporal, uma clínica do vazio.

 

Módulo 4

As intervenções do analista na clínica com adolescentes

Formas comunicativas na psicoterapia com adolescentes, implicações teórico- clínicas da transgeracionalidade na compreensão dos quadros da adolescência atual. A sexualidade na adolescência e a escolha do objeto, situações clínicas específicas.

Essa oferta é pra você!

Dois cursos pelo preço de um:
De: R$847

Por R$397,00

THAÍS BOLOGNINI MAIA

WhatsApp Image 2024-10-25 at 18.58.27.jpeg

Psicóloga clínica e psicanalista atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atuou como docente universitária e psicóloga responsável pela Clínica de Psicologia da UNIVALI e também como psicóloga do Programa Acolher que oferece atenção e apoio a saúde mental dos acadêmicos da universidade.  Profissional leciona cursos online e presenciais, palestras, grupos de estudos, supervisão clínica em grupo e individual possui capítulos de livros e artigos publicados sobre os mais diversos temas da área psi. Profissional possui formação em Tanatologia - processos de perda e luto - pela Rede Nacional de Tanatologia e Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da UNIVALI, com formação base em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas e pós graduação em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisas.

 

Psicanalíticas e faculdade FACEI. Pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento infantil pela faculdade Metropolitana. Pós graduação em Psicanálise da infância e da adolescência pelo ESPE.  É facilitadora do Programa de Qualidade na Interação familiar da Dra. Lidia Weber. Fez o curso de Clínica Interdisciplinar dos Problemas do Desenvolvimento e o curso de Capacitação “Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI) pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre. Fez o curso de Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições Com formação na Escola de Profissionais da parentalidade (EPP), em parentalidade e perinatalidade. Tem experiência na área da Psicologia e da Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, luto, psico-oncologia, prevenção do suicídio, saúde coletiva, parentalidade, psicanálise, casos-limite, adolescência e primeira infância.

Esse produto é comercializado com apoio da Hotmart. A plataforma não faz controle editorial prévio dos produtos comercializados, nem avalia a tecnicidade e experiência daqueles que os produzem. A existência de um produto e sua aquisição, por meio da plataforma, não podem ser consideradas como garantia de qualidade de conteúdo e resultado, em qualquer hipótese. Ao adquiri-lo, o comprador declara estar ciente dessas informações.

Os termos e políticas da Hotmart podem ser acessados aqui, antes mesmo da conclusão da compra.

ENDEREÇO

Av. Osmar de Souza Nunes, 154 Balneário Camboriu - SC

Prancheta 8_3x.webp

EMAIL & WHATSAPP

(47) 99715-0233

  • Youtube
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Telegram

©2024 by Egolab

bottom of page