

Pensamento teórico
O objetivo desse curso é oferecer subsídios teóricos para a compreensão da dinâmica psíquica e da atuação na clínica com adolescentes à luz da teoria psicanalítica.
Didática
O conteúdo será explanado com recursos teóricos, casos clínicos e indicações de filmes/séries/livros e demais possibilidades úteis para o atendimento clínico.
Materiais Complementares
Serão disponibilizados slides, textos complementares em PDF, além indicação de livros.
O que você vai encontrar por aqui

24 aulas
São mais de 27 horas de conteúdos exclusivos.
Material complementar
Materiais organizados no Google Drive , onde são disponibilizados slides, artigos acadêmicos e indicação de livros complementares.
Contato direto com a professora para tirar dúvidas
Contato via e-mail com a professora para tirar dúvidas sobre os conteúdos apresentados.
Acesso de 6 meses
Em 6 meses você pode assistir e revisitar os conteúdos quantas vezes quiser no prazo estabelecido.
PSICANÁLISE E A CLÍNICA DA ADOLESCÊNCIA. INTERSECÇÕES POSSÍVEIS.
Módulo 1
Em direção à adolescência: o estabelecimento da adolescência
Em direção à adolescência: o estabelecimento da adolescência: Corpo, sexualidade e identidade na adolescência. O adolescente, seus tempos e seus laços. O adolescente e o Outro: a adolescência diante da queda do nome do Pai. Quando a adolescência se prolonga: existe saída para a adolescência?
Módulo 2
A clínica do “sinthoma” e o sujeito contemporâneo, um adolescente desbussolado?
A bússola da análise deve ser o objeto a, mas o que se falar sobre a bússola dos sujeitos na esfera social? Na contemporaneidade o sujeito parece estar desbussolado, parece faltar um norte, um ponto, um universal que regule o gozo.
Na contemporaneidade estamos experimentando uma mudança em relação ao gozo recalcado, nos tempos de Freud, para o gozo como direito na atualidade. Casos clínicos.
Módulo 3
O adolescente e o laço social
A intervenção do analista frente às demandas indiretas que se colocam na clínica com adolescentes. Apresentar as vicissitudes do saber para a escolha profissional e as inibições. Discutir a assistência dada ao adolescente pelo analista e pelos professores, enfatizando a posição que cada um toma quando está frente a frente ao sujeito adolescente. Recursos a serem utilizados na clínica.
Módulo 4
Clínica com adolescentes na contemporaneidade
O conceito dos quatro discursos como laço social (mestre, histérica, analista e universitário). Outro da metáfora paterna, Outro da cultura e Outro sexo.
A adolescência como uma escolha do sujeito, em que o sujeito pode escolher atravessá-la ou não. Na realidade, a única forma de escolher sem ter que vir a pagar um preço depois é a de pagá-lo de saída. Implica em pagar o preço do desligamento dos pais, assumir que só é possível contar com o Outro em nível simbólico.
Módulo 5
Clínica psicanalítica com adolescentes
Como compreender o comportamento dos adolescentes?
O que quer dizer ser adolescente? Revisão dos ideais ou questionamento dos semblantes. Uma crise que é disparada pelo que Freud chamou de retorno da moção pulsional. Estruturas clínicas na psicanálise. Normal x patológico. Neurose e psicose na adolescência. Sintomas X estrutura.
Módulo 6
Clínica psicanalítica com adolescentes
Uma clínica do ato e da pressa. Interrogar os “fenômenos” do ponto de vista ético – da psicanálise – decididamente ligada à singularidade da realidade psíquica e oposta a toda ideia de norma preestabelecida.
Ética do bem-dizer.
Ato.
Passagens ao ato.
Acting-out.
Cutting.
Depressão.
Suicídio na adolescência.
Mudanças da puberdade.
Transtornos alimentares.
Angústia.
Identificações.
Questões de gênero.
Casos clínicos
PSICANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA
Módulo 1
A psicanálise da infância e da adolescência
As origens da análise de crianças e adolescentes na psicanálise, condições essenciais do psicoterapeuta de crianças e adolescentes, desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes.
Módulo 2
A direção do tratamento na clínica com crianças e adolescentes
A clínica com crianças e adolescentes, entrevistas preliminares, as etapas do processo, o lugar dos pais, o lugar da criança, a comunicação na análise de crianças “Tudo é linguagem, do desenhar ao brincar”.
Módulo 3
Intoxicações eletrônicas na infância e na adolescência
A infância e a adolescência e o laço social, psicoterapia da adolescência
ressonância do especular na imagem corporal, uma clínica do vazio.
Módulo 4
As intervenções do analista na clínica com adolescentes
Formas comunicativas na psicoterapia com adolescentes, implicações teórico- clínicas da transgeracionalidade na compreensão dos quadros da adolescência atual. A sexualidade na adolescência e a escolha do objeto, situações clínicas específicas.
THAÍS BOLOGNINI MAIA

Psicóloga clínica e psicanalista atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos. Atuou como docente universitária e psicóloga responsável pela Clínica de Psicologia da UNIVALI e também como psicóloga do Programa Acolher que oferece atenção e apoio a saúde mental dos acadêmicos da universidade. Profissional leciona cursos online e presenciais, palestras, grupos de estudos, supervisão clínica em grupo e individual possui capítulos de livros e artigos publicados sobre os mais diversos temas da área psi. Profissional possui formação em Tanatologia - processos de perda e luto - pela Rede Nacional de Tanatologia e Universidade do Vale do Itajaí. Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da UNIVALI, com formação base em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisas Psicanalíticas e pós graduação em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisas.
Psicanalíticas e faculdade FACEI. Pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento infantil pela faculdade Metropolitana. Pós graduação em Psicanálise da infância e da adolescência pelo ESPE. É facilitadora do Programa de Qualidade na Interação familiar da Dra. Lidia Weber. Fez o curso de Clínica Interdisciplinar dos Problemas do Desenvolvimento e o curso de Capacitação “Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil” (IRDI) pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre. Fez o curso de Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições Com formação na Escola de Profissionais da parentalidade (EPP), em parentalidade e perinatalidade. Tem experiência na área da Psicologia e da Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, luto, psico-oncologia, prevenção do suicídio, saúde coletiva, parentalidade, psicanálise, casos-limite, adolescência e primeira infância.
Esse produto é comercializado com apoio da Hotmart. A plataforma não faz controle editorial prévio dos produtos comercializados, nem avalia a tecnicidade e experiência daqueles que os produzem. A existência de um produto e sua aquisição, por meio da plataforma, não podem ser consideradas como garantia de qualidade de conteúdo e resultado, em qualquer hipótese. Ao adquiri-lo, o comprador declara estar ciente dessas informações.
Os termos e políticas da Hotmart podem ser acessados aqui, antes mesmo da conclusão da compra.